quarta-feira, 20 de julho de 2011

INVERNO


TRATADO DA HARMONIA  DO QI (ENERGIA) DAS QUATRO ESTAÇÕES COM O ESPÍRITO HUMANO.

Os três meses do inverno são época  de fechamento , terras congeladas e frio cortante.  Não pertube o Yang Qi nesta estação. Durma cedo com o pôr-do-sol e se levante depois do nascer do sol. Deixe seu espírito calmo como se estivesse escondido; e como se tivesse algum assunto particular a acultar dos outros. Permaneça feliz e satisfeito como se tivesse acabado de desvendar um segredo  .
Esta é a forma de cultivar o Qi armazenado no inverno. Violá-lo resultaria em prejuízo aos rins, levando à flacidez na primavera e à redução na capacidade de se adaptar ao Qi florescente da estação. Evite o frio e conserve o calor. Não deixe a pele transpirar a fim de evitar que o Yang Qi recolhido seja afetado.                 

Texto extraído do livro Clássico de Medicina do Imperador Amarelo – Tratado Sobre Saúde e Vida Longa. (Zhou Chuncai)

Acontece que não vivemos de acordo como deveríamos. À noite, por exemplo nesta estação do ano, em vez de se recolher mais cedo, frequenta-se academia ou então bares e ingere bebidas  geladas.

O vento ou ar frio é um vetor que provoca doênças e, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, temos na nuca, punho e tornozelo regiões que são portas de entrada para várias alteraçõe no organismo, provocadas pelas chamadas Energia Perversa. Dores sem causa aparente, mal estar, que podem se transformar em futuras doênças. Duvida? Porque então ao entrarmos em água gelada, institivamente molhamos a nuca, punhos e tonozelos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário