sexta-feira, 24 de junho de 2011


 LEITE E DERIVADOS                  

As crianças e adolescente que fazem uso do leite e seus derivados, costumam desenvolver obstrução das vias áereas superiores com hiperplasia dos cornetos (crescimento daquela carninha esponjosa dentro do nariz), aumento da adenóide , o que faz com que respire de boca aberta, sem aquecimento e filtragem necessário do ar, irritando a garganta e causando inflamação. Ao respirar de boca aberta, a língua fica na parte inferior da boca, o que ocasiona atrofia da maxila e mordida cruzada. Apinhamento dentário, com falta de espaço para os dentes. Isso leva a uma deficiência respiratória, pouca oxigenação cerebral, dificuldade de aprendizado e atrapalha o desenvolvimento físico. O aparecimento da alergia em pouca idade pode predispor o organismo a outras reações alérgicas, porque altera o sistema imonológico. Os alimentos: salsicha , presunto, sardinha, biscoito (chocolates), podem desenvolver alergia parecida com a alergia ao leite.

De acordo com a filosofia e tratamento pela Medicina Tradicional Chinesa, a criança deixa de mamar no peito cedo (muito frequente hoje em dia), o que pode provocar uma deficiência do Baço. Alimentá-la em excesso com leite de vaca pode causar Umidade Fleuma (Tanyin), provocando estagnação de Energia e Sangue (Qi e Xue), o que não deixa de influir no emocional.

Nos países em que as pessoas bebem maior quantidade de leite são as que têm maior incidência de osteoporose. Isso se deve ao fato de que a intolerância à lactose e a alergia a caseína (proteina encontrada no leite de vaca) sejam muito comum e levam a má absorção. Além disso, o cálcio do leite de vaca não é bem absorvido, com uma taxa de 25%. Os derivados do leite provocam também outros problemas de saúde: por isso, não os utilize como fonte de cálcio. O iogurte natural sem acúcar, em cultura é uma exceção.

Um comentário: