quarta-feira, 20 de julho de 2011

DISTURBIOS EMOCIONAIS



Estresse e depressão são doênças que afetam as pessoas e estão ligadas ao estilo de vida, alimentação e perdas. O tratamento quando feito por remédios consegue bons resultados desde que o peciente siga as orientações médicas. O tratamento deverá durar em média dois anos. Depois é ter um controle responsável e o uso do medicamento não traz dependência, e sim  qualidade de vida.
Na verdade, o emocional altera as funções neurológia, fisiológica e até as estruturas anatômicas, sendo necessário uso de medicamentos que pela sua química recompõe e equilibra, restaurando as funções. Efeito colaterais existem, porém é controlável. 


TRATAMENTO POR ACUPUNTURA: Tratamento do estresse, ansiedade e depressão, pelos conhecimenos da Medicina Tradicional Chinesa segue uma outra filosofia. Por princípio trata-se depressão leve e moderada, e como o conceito de diagnóstico e tratamento é outro, as doênças emocionais reside no coração  O coração armazena o Shen. O coração é a Casa do Espírito da Consciência, englobando a Mente e o Intelecto.

Ao se tratar Disturbios do Shen temos: Deficiência do Shen, Shen Desalojado e Agitação do Shen (Plenitude).

Na Deficiência do Shen os sintomas (Yin) são: Apatia, desânimo, falta de vitalidade, melancolia e depressão. Shenn Desalojado e Agitação  do Shen os sintomas são: Ansiedade, agitação, inquietude, intolerância, depressão, mania, histeria mental, delírio, insônia tontura/vertigem, apatia, medo e pânico.

Então, a depressão leve e moderada, é tratada de três formas diferentes.  E  se trata também fígado, baço, rins e outros órgãos.

CONSUMISMO


     O que está acontecendo atualmente com a sociedade é um consumo exagerado. Comprar o que não precisa, com o dinheiro que não tem para mostrar para quem não gostamos. As propagandas induzem comprar e comprar. Estamos num círculo vicioso e exagerado onde  quanto mais se ganha mais se gasta e é claro a satisfação, na maioria das vezes, é passageira. Na verdade, ao olharmos nos guardas roupas, nos armários vamos encontrar tantas coisas, e algumas não foram usadas ou pouco usadas.  Acontece que todos sabem disso, mas ninguem acorda, estamos todos dormindo, alienados numa falsa busca de felicidade. Temos que despertar.
     
     Compra-se bens caros, impostos caros, manutenção cara e por causa disso temos que trabalhar mais, homem e mulher juntos dão um duro danado, trabalham fora, terceiriza a criação dos filhos e consequentemente não têm a presença junto deles e ai trabalha mais para dar coisa para eles, a fim de suprir a ausência. 

     Não é julgamento e nem condenação , mas sim é ver fatos reais que estão acontecendo num momento histórico que a humanidade está atravessando. Se for bom ou ruim veremos. Cada um tire  sua conclusão.
  
Texto tirado do livro Sabedoria dum Pobre de Elói Leclerc sobre Francisco de Assis, que nos ensina sobre humildade e simplicidade:

“Como é difícil possuir alguma coisa e ficar amigo de todos os homens, sobretudo de Jesus Cristo. Que o momento em que cada um se esforça por adquirir haveres é o fim duma verdadeira comunidade de irmãos e amigos. E que nunca se poderá evitar que um homem, que possua bens, não tome espontâneamente uma atitude de defesa em relação aos outros homens.”

MEDITAÇÃO



     A Meditação ultrapassa a fronteira da linguagem. É estar presente, porque existe outro tempo que não o presente? O controle da mente é um grande passo para alcançar a meditação, e este biocomputador não para de pensar nem quando estamos dormindo. Existe uma letra de música que diz: como é que a gente voa quando começa a pensar. O silêncio da mente se apresenta  no vazio, no deserto, onde encontramos a nós mesmo e sentimos a presença de Deus. E não cabe palavras, mas é no espaço entre  um pensamento e outro que temos a oportunidade de perceber o  silêncio.

Por isso que precisamos  de um mantra para nos auxiliar, um mantra que nos induz a ter a atenção nele, e num intervalo entre estes mantras  acontece o não pensar. Agora, a meditação não é ser eremita ou se isolar do mundo. Podemos  meditar em qualquer lugar. É diferente de concentrar, refletir, mas sim buscar estar presente totalmente, interagindo com o universo.   Então medite, sinta e perceba  a sua respiração, saia de voce e procure enxergar quem voce é estando fora. A consciência pode alcançar a vigilia interior, desprovida  de qualquer percepção. Esta será a consciência  transcendental:  Estado de silêncio da mente. 

Voce não é a sua mente!   

Existe um espírito, uma  alma. Não se torne escravo de seus pensamentos que tornam-se sentimentos e pode virar uma falsa realidade.

INVERNO


TRATADO DA HARMONIA  DO QI (ENERGIA) DAS QUATRO ESTAÇÕES COM O ESPÍRITO HUMANO.

Os três meses do inverno são época  de fechamento , terras congeladas e frio cortante.  Não pertube o Yang Qi nesta estação. Durma cedo com o pôr-do-sol e se levante depois do nascer do sol. Deixe seu espírito calmo como se estivesse escondido; e como se tivesse algum assunto particular a acultar dos outros. Permaneça feliz e satisfeito como se tivesse acabado de desvendar um segredo  .
Esta é a forma de cultivar o Qi armazenado no inverno. Violá-lo resultaria em prejuízo aos rins, levando à flacidez na primavera e à redução na capacidade de se adaptar ao Qi florescente da estação. Evite o frio e conserve o calor. Não deixe a pele transpirar a fim de evitar que o Yang Qi recolhido seja afetado.                 

Texto extraído do livro Clássico de Medicina do Imperador Amarelo – Tratado Sobre Saúde e Vida Longa. (Zhou Chuncai)

Acontece que não vivemos de acordo como deveríamos. À noite, por exemplo nesta estação do ano, em vez de se recolher mais cedo, frequenta-se academia ou então bares e ingere bebidas  geladas.

O vento ou ar frio é um vetor que provoca doênças e, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, temos na nuca, punho e tornozelo regiões que são portas de entrada para várias alteraçõe no organismo, provocadas pelas chamadas Energia Perversa. Dores sem causa aparente, mal estar, que podem se transformar em futuras doênças. Duvida? Porque então ao entrarmos em água gelada, institivamente molhamos a nuca, punhos e tonozelos?