sexta-feira, 24 de junho de 2011


Método de tratamento originário da Medicina Tradional Chinesa, que pode ser principal ou auxiliar, dependendo da indicação nas doenças ou disfunções. Não é tratamento alópatico e nem homeopático.

O conceito de diagnóstico, tratamento e cura, difere da medicina ocidental. Numa primeira entrevista requer mais tempo para uma anamnese eficiente. As aplicações podem ser diárias, alternadas ou semanais. O tratamento pode ser realizado com  agulhas, moxa, ventosas, pressão, eletro e completado com ervas chinesas, fitoflorais. A acupuntura se aplicada quando se está com fome, desidratado ou imediatamente após uma atividade física extenuante , o fluxo de energia pode provocar desmaio ou náuseas. Logo após  as refeições deve-se evitar o tratamento.

Geralmente os benefícios são percebidos nos dias seguintes ao tratamento, não no próprio dia. Riscos de hematomas e pequenos sangramentos podem acontecer, porém é o custo de um tratamento com acupuntura, moxa ou ventosa.
Se estiver tomando medicação alopática, submetendo-se a tratamento médico ou odontológico, não suspender o uso do remédio nem deixar o tratamento sem consentimento do profissional  especialista.
Cuidados com alimentação e estilo de vida é fundamental na ajuda ao processo de cura do paciente. Uma alteração causada pelo tratamento mais intenso, de início poderá causar uma fadiga significativa ou até sintomas que se assemelham a um resfriado por 1 a 2 dias.

O tratamento por Acupuntura não substitui o tratamento médico, tem as suas indicações e implicações

2 comentários: