segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

VERÃO

                                                                          VERÃO
 "Os três meses de verão são a época de crescimento suntuoso. O Qi (Energia) do céu desce e o Qi da terra sobe. Todas as coisas frutificam com o relacionamento dos dois Qi.
Para se estar de acodo com a estação, deve-se ir para a cama tarde e levantar cedo; Não se queixar do longo e quente dia de verão.
Estar sempre animado e não se zangar.
Estar tão vivaz quanto uma planta fresca a fim de conservar o Yang Qi circulando bem dentro do corpo.
Esta é a maneira de se adaptar ao verão e nortear o "Qi do crescimento". Violá-lo iria resultar em lesão ao coração e levar à doênças, tai como malária no outono. Também prejudicaria a capacidade do corpo em se adaptar ao "conjunto de Qi" no outono e levaria a recaídas de enfermidade. (Texto do livro Clássico de Medicina do Imperador Amarelo - Zhou Chuncai).

De acordo com os cinco elementos ou movimentos, existe uma interação entre os seres viventes com a natureza, o Verão está relacionado com o Coração e Intestino Delgado (Shauchang). O Coração (Xin) pertence a mente e seu funcionamento se dá ao máximo entre 11:00 às 13:00 horas e o Intestino Delgado de 13:00 às 15:00 horas e ambos  pertence a cor vermelha e ao fogo. Abre-se na língua e manifesta-se na face, armazena o Shen (consciência). Com as emoções, relaciona-se com a alegria, euforia, ansiedade temor, apreensão.
Com o sabor é o amargo.
Pela MTC, ou por Acupuntura é importante tratar o Xin (Coração). Sendo ele a morada do Shen, da Consciência, muitos disturbios emocionais residem no Xin
Coração: comer trigo, carne, damasco, alho.
               evitar: carne de porco (salgado),. O Coração está ligado ao Fogo e seus males contra indicam o sabor salgado lígado à água. A água domina o fogo.









 

                                                                             





                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário