quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PRIMAVERA


Os três meses da primavera são a época de renovação de todas as coisas. Com tudo florescendo, o mundo fica cheio de vida. Para estar de acordo com a estação, deve-se ir para a cama um pouco mais tarde e levantar um pouco mais cedo. Dê um passeio pelo pátio, solte seu cabelo, relaxe seu corpo e refresque sua mente. Aproveite a estação e não faça nada que seja danoso a sua saúde. Esta é a maneira de cultivar o Qi da vida na primavera. Violá-lo resultaria em prejuizo ao fígado e causaria uma enfermidade de natureza fria no verão, tornando o corpo menos capaz de se adaptar ao Qi florescente da estação.
Somente os sábios puderam se adaptar às alterações da natureza e ficaram livres, portanto, de estranhas doenças. Se todas as coisas vivas pudessem ser feitas dessa forma, seu Qi vital não teria se esgotado.(Texto tirado do livro Clássico de Medicina do Imperador Amarelo de Zhou Chuncai.
De  acordo com os cinco movimentos, onde existe uma interação total de toda a vida na terra com a natureza, a Primavera está relacionada com o fígado e vesícula biliar. O fígado (Gan)  pertence a alma etéria e seu funcionamento se dá ao máximo entre 01:00 às 03:00 horas  e a vesícula biliar (Dan)  de 23:00 à 01:00 hora. Está relacionado a madeira e cor verde. Comanda os tendões.  Abre-se nos  olhos e manifesta nas unhas. Com relação as emoções pertence a raiva e o gritar. Com o sabor é o azedo ou ácido( se for pior pela manhã é coração)
Então, unhas fracas e quebradiças, preferência pelo azedo, olhos avermelhados , raivas fora do normal, muita queimação no estômago( sendo agredido pelo fígado). Soluços, aftas, cefaléias, tremores, tudo isso pode estar relacionado ao fígado, o que chamamos na Acupuntura como elevação do Yang do Gan, Estagnação do Xue do Gan e Fogo no Gan,  o que pode estar também lesionando outros órgão ou vísceras e certamente prejudicando o emocional. Pecebe-se aí, porque ao tratarmos um gastralgia, uma dor de cabeça,  usando a acupuntura temos que tratar um todo, seguindo a filosofia de tratamento pela Medicina Tradional Chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário