terça-feira, 6 de dezembro de 2011




 Uso de colutório – enxaguantes bucais – e clareador dental.
                                                                      Cuidados.
Pela  Medicina Tradicional Chinesa ,  e mesmo pela nossa Medicina, sabemos que o processo digestivo começa antes de colocarmos o alimento na boca, pela visão dos alimentos e pelo cheiro. No canto externo do olho, onde termina a sobrancelha, existe um ponto chamado Tong Zi Liao (VB1),  que estimula a produção da biles e algumas vezes  enche a boca de saliva.

Interessante notar que, ao pensarmos ou vermos um sumo de limão, a saliva aumenta,  assim também existentem coisas que nos dão repugnância  e o processo paralisa ocasionando náusea e às vezes nojo.  Então,  este fluxo salivar faz parte do início da digestação, por conter enzimas que facilitam a quebra molecular dos alimentos.
 Em tempo: quem come depressa e não mastiga direito,  salta uma fase, além de sobrecarregar o estômago.
Sabemos que a mucosa oral e principalmente a sublingual são altamente vascularizadas, com capilares sanguíneos que facilia a absorção, o que favorece a entrada diretamente na corrente sanguínea, sem passar pelo intestino e fígado. Alguns medicamentos são preparados para ser absorvidos desta forma.
No  entanto, a questão é se estas pastas de dentes e enxaguantes bucais , com sua química, entrando diretamente na corrente sanguínea ou sendo absorvidos pela mucosa oral ou intestinal não lesionariam órgãos internos, como rins, fígado ou mesmo os ossos, alterando as divisões celulares e, a longo prazo, provocando o aparecimento de uma patologia?